Indicadores Econômicos

• Taxas de Juros

Taxas de juros de operações de crédito
ver taxas
Taxa Selic - Meta 6,50%
Reunião Copom: 21/03
atas Copom
Taxa Selic Diária 6,40%

mais detalhes

Poupança

Remuneração para depósitos em
06/04/2018 0,3715% a.m.
mais detalhes

Inflação

Meta 2018 4,5 ± 1,5 p.p.
Acumulada 2,84
(período de 12 meses - IPCA)
ver histórico

Câmbio

Dólar EUA compra venda
09/04 (PTAX) 3,3897 3,3903
09/04-13:00 3,3980
euro
09/04 (PTAX) 4,1758 4,1772
09/04 -13:00 4,1860 4,1874
mais moedas

Fonte: Banco Central do Brasil

(Atualização 09.04.2018)

PRÓ-REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MANIFESTAM APOIO À UFABC E DEFENDEM AUTONOMIA DAS INSTITUIÇÕES NA DEFINIÇÃO DE SEUS DIRIGENTES.

Em linha com a nota Andifes de 5 de março (Ofício 26/2018 dirigido ao Ministro da Educação), nós, pró-reitores de Planejamento e Administração abaixo assinados,, externamos igualmente a preocupação com o respeito à autonomia universitária na escolha de seus dirigentes.

As Universidades Federais realizam processos democráticos de consulta às suas comunidades acadêmicas, que trazem elementos para a decisão final e soberana de seus Conselhos Universitários para indicar o futuro reitor de cada IFES. Tradicionalmente o primeiro indicado é referendado como reitor, tanto pelo Conselho Universitário quanto pelo Ministério, como respeito à autonomia das universidades e a sua capacidade de definir seus dirigentes.

O processo de escolha dos Reitores pela comunidade acadêmica está intimamente ligado a reconstrução democrática do país, e consagrado na Constituição de 1988, através dos artigos 206 e 207 de nossa Carta Magna. A nomeação do Reitor escolhido legitima as ações e a gestão do dirigente máximo, respaldado em sua comunidade. Como mostram experiências anteriores, a possibilidade de nomeação de Reitores à revelia das escolhas feita pelas comunidades acadêmicas, aponta para uma crise no funcionamento durante os 4 anos dos mandatos, já que tais reitores seriam considerados ilegítimos pelas comunidades.

Chamam a atenção os cada vez mais recorrentes atrasos para as nomeações de reitores eleitos e, em especial, o caso atual da UFABC. As notícias indicam que o candidato eleito, escolhido pela consulta interna e eleito pelo Conselho Universitário da UFABC, corre o risco de não ser nomeado e tomar posse como novo reitor. Tais fatos preocupam a nós, Pró-Reitores de Planejamento e Administração, pois pode representar precedente de intervenção na autonomia das Universidades Federais, ao utilizar o mecanismo de lista tríplice desconsiderando a indicação do primeiro colocado. Solicitamos respeito às nossas instituições e à legitimidade dos processos de escolha de seus dirigentes.

Assinam:

1. Roberto de Souza Rodrigues- Pró-Reitor UFRRJ

2. Tânia Mara Francisco - Pró-Reitora de Administração da UNIFESP

3. Anilton Salles Garcia - Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFES

4. Darizon Alves de Andrade - Pró-Reitor de Planejamento e Administração UFU

5. Roberto Gambine - Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças, UFRJ

6. Máximo Eleotério Martins - Pró-reitor adjunto de Planejamento e Desenvolvimento UFOP

7. Claudio Lana - Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento UFOP

8. Gisele Borges de FarIa Souza da Silva - PROPLAN Universidade Federal Fluminense

9. Inessa Laura Salomão - CEFET-RJ

10. Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior - Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional UFABC

11. Eduardo Salomão Condé - Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças UFJF

12. José Alberto Ferreira Filho - Pró-Reitor UNIFEI

13. Pedro Fiori Arantes - Pró-Reitor de Planejamento UNIFESP

14. Lucas Cezar Mendonça Pró-Reitor de Planejamento da UNIFAL-MG

15. Vera Lúcia Meneghini Vale - Pró-Reitora de Administração da UFSJ MG

16. Gustavo Melo Silva - Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento / UFSJ

17. Loreine Hermida da Silva e Silva - Pró Reitora de Planejamento - UNIRIO

18. Vagner Miyamura - Pró-Reitor de Administração, Gestão e Infraestrutura - Unila

19. Otávio Martins Peres Pró-Reitor de Planejamento da UFPel

20. Ricardo Hartlebem Peter Pró-Reitor Administrativo UFPel

21. Fernando Marinho Mezzadri Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR.

22. Leandro Mateus Silva de Souza - Pró-Reitor de administração da UFCSPA

23. Luis Hamilton T.P. Júnior - Pró-Reitor de Planejamento e Infraestrutura da UNIPAMPA

24. Jair Napoleão Filho - Pró-Reitor de Administração da UFSC.

25. Hélio Henkin - Pro-Reitor de Planejamento e Administração da UFRGS.

26. Alessandra Dahmer - Pró-Reitora de planejamento da UFCSPA

27. Charles Dam Souza Silva - Pró-Reitor de Administração da UFR

28. Otacilio Moreira de Carvalho Costa - Pró-Reitor de Planejamento da UFR

29. Raimundo Nonato Pinheiro de Almeida - Pró-reitor de Administração da UFAM