Perguntas mais Frequentes

1 – O que é o orçamento participativo da UFRJ? 

É uma forma de gestão compartilhada em que a Universidade participa suas unidades nas decisões que envolvem o uso do orçamento público. 

É uma ferramenta democrática de distribuição do orçamento discricionário da UFRJ para as Unidades Acadêmicas e Hospitalares, Decanias e Campi. 

Com esse orçamento, os gestores definem a destinação desse orçamento buscando atender às necessidades básicas de suas atividades.

2 – Como a UFRJ calcula a distribuição do orçamento participativo atualmente? 

A partir de uma matriz desenvolvida em 2006, foram levados em consideração critérios, tais como: o total de alunos inscritos e o total de horas de cada um dos cursos e outros. O produto desses indicadores representa um coeficiente que indica o total a ser distribuído para cada uma das unidades.

3 – Qual a proposta da UFRJ para criação da nova matriz de distribuição do orçamento participativo? 

A elaboração de uma nova matriz visa a atualização periódica dos valores a serem distribuídos pelo orçamento participativo conforme a variação dos indicadores propostos. 

Além disso, pretende-se criar uma nova matriz que reflita a atual realidade da UFRJ com indicadores atualizáveis e auditáveis, de modo que se possa dar total transparência nesse processo.

Há um esforço para composição indicadores que contemplem o ensino, a pesquisa e a extensão (tripé do ensino superior), além de um indicador que permita a distribuição justa da parcela destinada às unidades hospitalares.

4 – Quais são os critérios a serem utilizados na nova matriz do O.P?

Acreditamos que com o início da discussão junto à Comunidade Universitária outros indicadores poderão surgir e, eventualmente, poderão ser incorporados. No momento, a Administração Central propõe os indicadores abaixo:

– Alunos Equivalentes – Indicador da Graduação;

– Avaliação CAPES – Indicador da Pós Graduação;

– Curso de Extensão – Indicador da Extensão;

– DATASUS (Internações e Atendimento Ambulatoriais) – Indicador das Unidades Hospitalares.