Categorias
Sem categoria SPI

Revisão do PDI é aprovada por unanimidade 

Revisão anual do Plano de Desenvolvimento Institucional é resultado de um esforço conjunto de todas as áreas da administração superior da UFRJ, coordenado pela SPI/PR3

Um documento fundamental para as instituições da Rede Federal de Educação brasileira que impacta o credenciamento de cursos de graduação e pós-graduação e a definição das estratégias dos diferentes cursos. Esse documento é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRJ para o período de 2020 a 2024, cuja revisão anual foi aprovada no Conselho Universitário (Consuni) em 09 de março de 2023. Resultado de esforços de diferentes áreas da administração superior da UFRJ, a revisão anual de 2022 foi uma ação coordenada pela Superintendência Geral de Planejamento Institucional (SPI) da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR3).  

Em 2023, a SPI inicia uma nova revisão anual do Plano e pretende incluir projetos estratégicos da UFRJ vinculados aos objetivos estratégicos do PDI. Além disso, a SPI irá concluir a revisão da proposta do Plano de Desenvolvimento das Unidades (PDU) de modo que as áreas que integram a estrutura média da Universidade possam formalizar seus planos locais vinculados ao PDI. Esses esforços de revisão anuais são fundamentais para acompanhar a dinâmica da universidade que é um organismo vivo e, portanto, exige permanente atualização do documento norteador. “Há a necessidade de criação de uma área responsável pela gestão dos projetos estratégicos e, essa será uma proposição dessa Superintendência”, adiantou Maria de Fátima Bruno de Faria, Superintendente de Planejamento Institucional. 

Saiba mais sobre o PDI

O decreto 9.235/2017 estabelece o que um PDI deve ter. Entre os elementos mínimos exigidos estão: a missão, objetivos e meta das instituições em sua área de atuação, seu histórico de implantação e desenvolvimento, o projeto pedagógico da instituição incluindo as políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, cronograma de implantação e de desenvolvimento da instituição, incluindo informações sobre os cursos ofertados, as modalidades de oferta, programação de cursos, do aumento do número de vagas, da ampliação de instalações físicas (quando houver necessidade), previsão de expansão de campus, entre outras informações relevantes que são norteadoras para o planejamento e execução das atividades da universidade.